
quinta-feira, 10 de abril de 2008
LARGO DAS DORES

CAPELA DE NOSSA SENHORA DAS DORES

A Capela Mor foi restaurada em 1846, por iniciativa de dona Maria Menezes, sendo o corpo da igreja da Capela foi obra de Franklin de Sousa Neves, em 1890, com a ajuda do povo. Outras etapas de construção seguiram-se, sempre contando com a colaboração de fiéis ,como D.Pudenciana Joaquina Miranda de Paula Pessoa, oferecido a tela a óleo representando a Virgem Dolorosa, de autoria de Costa Mendonça.Em 1946, o Dr. José Saboya de Alburquerque mandou construir o novo altar , inaugurado a 22 de novembro do mesmo anoTrandicionalmente, a Igreja promove o Setenário das Dores, iniciado na sexta-feira que antecede a Procissão do Senhor dos Passos.
Igreja do São Francisco
Em 1870, o português Francisco Rodrigues dos Santos(Chico Marinheiro) deu inicio a edificação da pequena Capela de São Francisco na antiga Praça da Constituição, hoje Praça Francisco Almeida Monte.Depois de algum tempo ,a obra foi paralisada e só retornada em 1895, quando o Padre Fortunato Alves Linhares, juntamente com o Tenente- Coronel José Silvestre Gomes Coelho, e Galdino de Lira Pessoa , encarregaram-se da sua conclusão, o que ocorreu em 1898. No dia 1 de janeiro de 1899, foi inaugurada a Capela em honra de São Francisco de Assis. Era composto somente da nave central e teve como capelão o Mons.Fortunato Alves Linhares até o ano de 1939.
IGREJA DO SÃO FRANCISCO
A Igreja do Rosário, sofreu algumas modificações por iniciativa do então vigário geral Pe. José Tupinambá da Frota, tais como as ampliações laterais em 1914. Em 1926, já como bispo, Dom José mudou o piso de tijolos por ladrilhos hidráulicos e mandou retirar as tribunas laterais típicas do século XVIII. Entre 1941 e 1942 foi reformado o altar mor conforme projeto do italiano Agostinho Balmes Odisio.
Igreja do Rosário

IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
A Igreja do Menino Deus por dentro
Igreja do Menino Deus

Alguns documentos registram o fato segundo o qual, em 1820, a Capela já estava em funcionamento aos cuidados de suas fundadoras, que após longa e profícua existência, faleceram sendo sepultadas no referido Templo.Havia um cruzeiro de mármore na frente a igreja, demolido em 1949, durante a pavimentação da Rua Menino Deus. O forro da nave central , entalhada em madeira representando a Sagrada Família , foi executado pelo marceneiro Firmino Amorim, em 1875.
IGREJA DO MENINO DEUS
MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
PATRIMÔNIO HISTÓRICO RELIGIOSO
PATRIMÔNIO HISTÓRICO RELIGIOSO
- MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
- IGREJA DO MENINO DEUS
- IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
- IGREJA DO SÃO FRANCISCO
- IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS DORES
Subscrever:
Mensagens (Atom)